As relações humanas têm mudado a uma velocidade nunca vista antes. Surgem novos termos, novas possibilidades emergem a todo momento e constantemente somos bombardeados com informações e opiniões que ajudam a compor os nossos perfis comportamentais.
Para nós, profissionais de Recursos Humanos é fundamental estarmos atentos aos processos de mudanças na sociedade, porque os candidatos em nossos processos seletivos são parte dessas mudanças e cabe a nós adaptarmos o processo de recrutamento e seleção ao perfil das pessoas envolvidas.
Quando estamos envolvidos em um processo de recrutamento e seleção de profissionais um dos primeiros pontos a ser analisado é a afinidade do profissional envolvido com aos valores e princípios da empresa. Pois, sabemos que para podermos materializar clientes satisfeitos, precisamos incialmente termos profissionais que estejam engajados e comprometidos o negócio.
Neste cenário de constante volatilidade, participar de eventos para benchmarking e para se apropriar de novos conhecimentos e ferramentas, é essencial. Estar alinhado às tendências de mercado e conhecer práticas assertivas é necessário para estar sempre atualizado! Neste sentido a participação no workshop Tech Recruiter me fez expandir os horizontes, pensar fora da caixa, para atuar com seleções mais eficazes para garantir o engajamento dos profissionais.
Em um resumo rápido, posso elencar as 5 principais tendências do recrutamento que foram abordadas durante o evento e sua breve explicação:
— Marketing Recruitment
Engloba as estratégias e táticas que uma empresa utiliza para atrair, engajar, nutrir talentos para depois convertê-los em candidatos.
Inbound Recruiment
Garante que os inscritos em nosso processo seletivo sejam ainda mais engajados, alinhados e tenham uma experiência incrível que contribui para o conhecimento sobre nossa empresa e seu setor de atuação.
Employer Branding
De forma simplificada, é adequado considerar o employer branding como uma estratégia que visa à construção e a manutenção da imagem positiva da empresa. A diferença é que o alvo não são os clientes finais e sim os colaboradores.
People Analytics:
Trata-se de uma metodologia cujo princípio é a coleta, a organização e a análise de dados aplicada à gestão de pessoas para se ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro da empresa.