Criatividade, segundo o dicionário, significa inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.
A importância desse talento ganhou em 2017, um dia oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas, sendo o dia 21 de abril, Dia Mundial da Criatividade e Inovação para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.
A criatividade não é um dom, mas uma habilidade do ser humano ligada à capacidade de invenção e inovação. Assim como qualquer competência, é possível praticar a criatividade para despertá-la e desenvolvê-la, tornando-se uma pessoa mais criativa.
Com a pandemia, a criatividade se fez ainda mais necessária para que as pessoas se reinventassem em seus mercados e dessem continuidade aos negócios. E num cenário de constantes mudanças e transformação digital, a criatividade é cada vez mais valorizada nos profissionais.
Pensar fora da caixa é uma das frases que traduzem bem a palavra criatividade. É muito mais que criar produtos ou conceitos, é sugerir novas ações e metodologias para fazer o simples virar algo extraordinário. É pesquisar e manter a mente ativa, é promover estímulos.
E para impulsionar os estímulos, a gestora de RH da Mouts, Glaucia Hahnemann, listou alguns tópicos para auxiliar nessa missão:
- Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras. Siga perfis de pessoas inspiradoras nas mídias sociais;
- Inove nas suas tarefas diariamente;
- Exercite sua criatividade diariamente. Ande por caminhos diferentes, faça novas ações;
- Leia, informe-se. Leia livros de assuntos diferentes do que está acostumado, veja filmes inspiradores, séries bacanas;
- Converse com pessoas diferentes, viaje, veja referências na internet. Seja curioso por novos temas e assuntos.
Comece hoje mesmo fazendo uma nova rota até o trabalho ou supermercado. Explore novos caminhos, veja novas paisagens. Estimule e desafie a mente a buscar novas alternativas de fazer a tarefa diária. Criatividade não é um dom é a busca contínua pelo inesperado, pelo novo. Faça acontecer!