É fato que a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de transformação digital em todas as empresas, no mundo inteiro. É impensável ter um negócio hoje, sem considerar o uso da tecnologia e a inclusão de ferramentas digitais, seja para atendimentos aos clientes, para as vendas ou integração das equipes.
Quanto antes os negócios entenderem as melhorias que precisam desenvolver, melhores e mais rápidos serão os resultados. Por isso, hoje selecionamos algumas tendências da área de TI, que devem se destacar em 2022, de acordo com a Abeinfo (Associação de Empresas e Profissionais de Informação) e outros especialistas da área.
Vale lembrar que, conforme a International Data Corporation (IDC), o investimento em transformação digital deve crescer a uma taxa anual de 15,5% até 2023 e deve se aproximar de US$ 6,8 trilhões. Em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais. Então, para não ficar para trás, fique atento e aposte naquelas tecnologias que farão o seu negócio prosperar! Nós, aqui da Mouts, estamos prontos para te auxiliar neste processo!
Vamos às tendências?
1. Soluções Remotas: O trabalho remoto já era apontado como uma tendência, especialmente na área de TI, mas foi acelerado em muitas outras áreas devido à pandemia. Neste ponto, a tecnologia tem um papel fundamental para oferecer recursos auxiliares para suprir as principais dores da ausência física. Entre as principais soluções de tecnologia devem estar os softwares de segurança de dados, de videoconferência, chats, gerenciamento de produtividade, ponto digital e outras, que estão em plena ascensão.
A equipe Mouts tem toda experiência e o conhecimento necessário para contribuir com o desenvolvimento e a integração das melhores soluções para atuação remota da sua equipe!
2. Inteligência Artificial: Conforme aponta a Abeinfo, o uso da IA já era considerado uma grande tendência antes mesmo da pandemia e vem ganhando cada vez mais força em setores como marketing, engenharia, educação e desenvolvimento de software. Ela não irá substituir o ser humano, mas somar esforços para automatizar os processos, tornando-os mais produtivos e proveitosos. Para que a sua empresa desenvolva e inclua a Inteligência Artificial nos seus processos, converse conosco!
3. Experiência do Usuário: De acordo com dados da consultoria americana McKinsey & Company, a instabilidade econômica tornou o consumidor brasileiro mais cauteloso neste último ano. Ainda assim, o crescimento do e-commerce nacional alcançou a marca de 40%. Conforme destaca a Abeinfo, os recursos digitais relacionados a trabalho, estilo de vida e educação à distância também contribuíram para moldar o novo consumidor, que além de produtos, também procura por uma verdadeira experiência de compra.
As empresas que investem mais em experiência do usuário irão se destacar cada vez mais nesse ambiente de competitividade crescente. Conte com o time Mouts para melhorar seu UX (user experience).
4. Chatbot: – A utilização de chatbots é comum e já é amplamente difundida na indústria, no entanto há muitas funcionalidades que podem ser aperfeiçoadas pela tecnologia. Para 2022, conforme a Abeinfo, o grande desafio não é implementar a ferramenta, mas melhorar e amadurecer as funcionalidades permitindo mais assertividade, flexibilidade, segurança e agilidade aos atendimentos.
5. Cloud: Como bem apontado pela Abeinfo, os Servidores em Cloud – ou em nuvem – são um dos mais importantes pilares do trabalho remoto, pois são eles que garantem que os dados e infraestrutura sejam armazenados de forma online, permitindo que os colaboradores das empresas consigam acessar os arquivos de qualquer lugar do mundo. No entanto, é preciso melhorias e ajustes constantes, para que o ambiente cloud acompanhe o fluxo do seu negócio e evolua junto dele. Por isso, em 2022, uma das tendências de TI será o aprimoramento do cloud computing.
6. Experiência por voz: Os assistentes por voz vieram para trazer maior rapidez e agilidade nas pesquisas e até compras online. Estamos caminhando para uma era em que, com alguns comandos, será possível fazer uma compra sem precisar abrir uma tela, nem um aplicativo, muito menos digitar. Sua empresa está se preparando para esse momento?
7. Hiperautomação: Segundo a IDC, a tendência é de que, em 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas. A sua empresa tem investido em melhorias para uma automação segura, que ajude a eliminar os trabalhos burocráticos, evitar retrabalhos, aumentar a produtividade e reduzir custos?
8. Privacidade e segurança: Com a consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o aumento dos ataques cibernéticos, uma das principais tendências para 2022 é o investimento maior em políticas de privacidade e segurança. Como o seu parque tecnológico está nesse sentido? Conte com a Mouts para melhorar a segurança dos seus sistemas!
Agora, conte pra gente, qual ou quais dessas tendências terão mais impacto no seu negócio em 2022?