Dicionário dos DEVS – parte 1

Quem se interessa por tecnologia com certeza já se deparou com um ou outro termo que deixou dúvidas sobre o significado – e para quem quer se profissionalizar, então, os novos verbetes se multiplicam como códigos na telinha preta. 

Para facilitar quem navega por aqui, criamos o Dicionário dos DEVS: um glossário com os principais termos da TI para te ajudar a entender o que todo mundo está falando. Essa é a primeira parte:

>> Quatro áreas para trabalhar com Tecnologia que não envolvem códigos

Ágil

Aquilo que oferece maior autonomia e eficiência. No mundo da tecnologia, tem relação com as Metodologias Ágeis, com o Desenvolvimento Ágil, o Design Ágil e o Business Agility. 

A metodologia Ágil é uma forma de trabalho na área de TI, e sempre é pauta dos assuntos. 

Ambiente de Homologação

Significa que um sistema está em fase de testes e validações. Na prática, é uma cópia do ambiente de produção com o objetivo de testar o software, cujo acesso está disponível apenas para os desenvolvedores e o cliente.

Uma “piada interna” da TI é “testar em produção”, que na prática significa pular a etapa de testar o software ou atualização de software no ambiente de homologação. E já fique sabendo que isso não é uma boa prática!

Ambiente de Produção

Dizer que um ambiente é de produção significa que o software está operando, processando, gerando e armazenando dados. Ao contrário do ambiente de homologação, este é acessado pelos usuários finais a partir de uma URL pública ou download em uma loja de aplicativos.

Back-end

O desenvolvimento back-end está relacionado à programação e processamento dos dados do que está por trás da interface das aplicações, sistemas ou produtos digitais.

Banco de Dados

Agrupamento (em formato de tabelas, documentos, colunas e etc…) de informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto.

Biblioteca 

Pedaços de códigos (como funções, por exemplo) já programados e que podem ser usados em outros códigos. A biblioteca é uma extensão de fora do contexto, ou seja, ela pode ser usada e desplugada de um contexto para outro. As bibliotecas são consumidas pela aplicação principal.

Business Intelligence 

É o processo de definição de como os dados serão coletados e monitorados para, posteriormente, serem utilizados no planejamento estratégico.

Bug

Problema no código que faz com que ele não execute sua função corretamente. 

Normalmente, o bug é o “pesadelo” de todo programador/desenvolvedor, porque muitas vezes eles precisam voltar ao código e procurar linha por linha para identificar onde está o erro, pois habitualmente o que causa o bug é um erro na escrita do código.

Código

Conjunto de palavras ou símbolos contendo instruções para o computador.

Código Fonte

Código de um programa. O computador o usa para gerar uma versão do programa que é capaz de processar.    

Compilar

Transformar o código de uma linguagem de programação para uma linguagem de máquina (ou alguma de nível mais baixo, ou seja, mais próxima do código binário que o hardware processa) que é lida pelo processador. 

Outro “pesadelo” dos DEVs é quando o código não compila, ou seja, não se torna usual.

Dashboard

São mecanismos de reporte, também conhecidos como painéis de gestão. Dados, métricas e evolução de indicadores de performance (KPIs) podem ser acompanhados através desse tipo de ferramenta.

DEV/Desenvolvedor 

É o profissional responsável pelo desenvolvimento e programação de sites, aplicações, softwares e qualquer outro tipo de produto digital. O desenvolvedor pode ser back end, front end, full stack, mobile, entre outras designações. DEV é a abreviação pela qual os desenvolvedores são chamados. 

Frameworks 

São coleções de ferramentas, componentes e soluções que você pode encontrar em um mesmo pacote que facilitam a criação de aplicações complexas.

Compartilhe

DENTRO

Fique por

DENTRO

Se inscreva em nossa newsletter e nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.
newsletter