O RPA – Robotic Process Automation – surge como uma tecnologia inovadora para automatizar processos que antes só poderiam ser executados com a intervenção humana, para aumentar a produtividade do seu negócio.
Assim, algumas tarefas repetitivas que ainda não eram realizadas por sistemas (pois necessitavam de aprendizado contínuo e tomada de decisão, por exemplo), passam a ser realizadas dessa forma (e com menos erros), por meio do RPA.
Os colaboradores que se dedicavam a essas atividades, passam a ter mais tempo livre para outras atividades mais importantes para empresa. Dessa maneira, quando um cliente contrata a Mout’S para estruturar e implantar um processo de RPA, nós nos envolvemos no seu negócio para entendermos os processos que podem ser automatizados de maneira mais assertiva, assim, agregando mais valor e competividade a sua empresa
O processo automatizado possibilita agilizar as operações, diminuir custos e revolucionar o cotidiano dos negócios com a utilização de software “robô”. No RPA existe uma interface de construção de tarefas intuitiva com recursos de arrastar e soltar, e dessa forma consegue definir a sequência de cliques e comandos que uma pessoa utilizaria ao usar o software que está sendo automatizado. Desta forma, o software consegue repetir esses processos por conta própria, em uma alta velocidade e quantas vezes for necessário.
Quais os diferenciais em relação a outras formas de automação?
O RPA (Robotic Process Automation) possui particularidades que o diferenciam de outros tipos de ferramentas de automação empresarial, como:
1 – Maior flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos tipos de processos.
2- Tudo de maneira automática e sem a necessidade de intervenção humana.
3- Assim, o software “robô” é capaz de resolver problemas sem que ocorra a interrupção das atividades.
Além disso, outras formas de automação mais tradicionais exigem um acompanhamento constante de um colaborador.
Quais áreas/negócios podem utilizar o RPA?
RPA (Robotic Process Automation) – Exemplos de uso
O RPA pode ser aplicado em vários processos, sendo bastante ampla a sua área de atuação dentro das organizações. Contudo, uma das áreas que essa tecnologia vem ganhado espaço são em call center, porque possibilita registrar atualizações, verificar pedidos, abrir históricos dos clientes entre outras funções que antes demandavam muito tempo de um operador. Além disso, a RPA pode ainda ajudar em atividades como:
1.Cobrança de clientes
2.Processamento de pedidos
3.Envio de notificações
4.Atualização de perfis de clientes e funcionários
5.Encerramento de contas fraudulentas
6.Geração de relatórios de conformidade
7.Operar aplicações
8.Fazer cálculos complexos
9.Gerenciar banco de talentos do RH
10.Registrar, modificar, validar e analisar dados da empresa
11.Monitorar tarefas automatizadas.
Resumidamente, as principais vantagens de adotar o RPA para a sua empresa são:
1. Automatizar tarefas corriqueiras
2. Funcionários mais focados em atividades mais estratégicas;
3. Maior motivação e produtividade
4. Redução de erros nos processos
5. Facilitar e estruturar análises de dados
6. Redução de custos
7. Agilidade aos processos
8. Integração com outras ferramentas e sistemas