Agilidade é a palavra de ordem no mercado atual. A tecnologia veio contribuir para otimizar processos e automatizar tarefas, mas também potencializou a necessidade de uma resposta rápida diante do contato ou solicitação do cliente.
Percebemos isso quando demoramos cinco minutos para retornar uma mensagem de whatsapp, não é mesmo? A pessoa do outro lado nos pergunta se estamos vivos ou coloca uma sequência de pontos de interrogação. Essa velocidade necessária nos negócios faz com que os empresários invistam cada vez mais em tecnologia.
Um estudo realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com Oasis Lab Innovation Space, revelou que durante a pandemia, os investimentos do setor em transformação digital cresceu 87%.
Além da agilidade, outro fator decisivo é a qualidade do produto oferecido. E nesse quesito a tecnologia também vem somar concentrando dados, otimizando processos e direcionando o profissional para a atividade que realmente exige habilidade e criatividade humana.
Quando o assunto é software muitas empresas acabam optando por soluções prontas, com baixo potencial de customização, o que dificulta a criação de vantagens e diferenciais competitivos. E por que investir em um sistema personalizado? Um software personalizado é feito sob medida, desenvolvido de acordo com as necessidades de uma empresa. Ele tem como principal objetivo potencializar os processos operacionais e administrativos de uma forma mais eficaz em comparação aos softwares prontos.
As empresas que procuram por esse sistema querem a garantia de que serão atendidas em todas as necessidades, com resposta eficiente aos problemas apresentados. Outro ponto que merece destaque é a segurança, pois com ele os dados ficam seguros na conta da própria empresa. Além disso, o empresário tem total independência, sem vínculos com o mercado.
Para iniciar o processo de construção de um software para sua empresa é necessário primeiramente avaliar o propósito da mesma e identificar as necessidades do cliente, estar atento às dúvidas, chamados e principais reclamações. Com esta base e através de um “Discovery”, é possível literalmente descobrir a real necessidade do cliente formatando um escopo de projeto ideal, atendendo suas expectativas.
O próximo passo é trabalhar com uma metodologia que esteja alinhada aos princípios da empresa ou cliente. Conhecer as bases de cada método de desenvolvimento do projeto é um dos primeiros passos para fazer uma escolha segura.
Ainda observamos em alguns momentos a importância de seguir com uma metodologia mais tradicional, com entregas no final do projeto ou seguir em uma linha de prototipação.
Porém, cada vez mais estamos seguindo a linha de metodologias ágeis, que são mais flexíveis e tem uma entrega contínua de resultados.
Outro ponto que vale a pena considerar é uma proximidade maior com o cliente. Apesar de toda tecnologia envolvida, nada substitui o contato humano e facilita a busca de feedbacks e alinhamento de expectativas.
Sobre o autor
Dionei Reichert acumula 20 anos na área de tecnologia e atualmente exerce o papel de Account and Project Manager e, é também o responsável pela conta de clientes internacionais na empresa de tecnologia MOUTS, com sede em Blumenau.