A humanidade está mais uma vez à beira de mudanças profundas. Estas já iniciaram em muitos lugares e parte pequena desta inovação pode ser vista no Brasil. É a Sociedade 5.0, em que a ideia é utilizar a tecnologia para beneficiar a população e o bem-estar social, ao em vez de melhorar máquinas e a produtividade em fábricas.
O foco é tornar o planeta o centro de inovações e transformações. Isso pode ser feito através de apps, softwares ou hardwares, que tem como objetivo principal a saúde, o transporte público, a sustentabilidade, a cultura, etc. A preocupação é uma sociedade melhor, que tem como pilares: avanços em qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.
A tecnologia é focada na preservação do meio ambiente. Muito do que será visto na Sociedade 5.0 é hipotético, outros projetos já estão em desenvolvimento. Um exemplo seria o transporte público sem motorista, com um combustível clean, que já é testado em alguns países. Outros seriam os avanços na medicina, com preços acessíveis e o contato com médicos de qualquer lugar. E não seriam somente as teleconsultas (que já ocorrem hoje), como também procedimentos médicos. Na sociedade 5.0, os robôs são mais usados, assim como a inteligência artificial (AI).
A Sociedade 5.0 está associada à quarta Revolução Industrial, com algoritmos, IoT (internet das coisas), Inteligência Artificial, Big Data, Drone, criptomoedas, Blockchain, robôs, chatbots, Realidade Aumentada, etc.
O governo do Japão, um dos países que mais progride neste sentido, faz, no canal do Youtube, algumas projeções para o futuro. Uma delas é quanto ao desenvolvimento de wearable interfaces. Hoje, temos os smartwatches como exemplo de wearable interface. No mencionado no vídeo, a interface poderia estimular os músculos do usuário, para que ele possa tocar um instrumento como um grande músico. Ou praticar algum esporte. Outra aposta é no desenvolvimento de Telexistence Technologic, que através de um avatar, permite o usuário sentir, ver e ouvir coisas de lugares distantes, como se estivesse lá.
Evolução das Sociedades de 1.0 a 5.0
Se estamos indo para a sociedade 5.0, quais foram as outras sociedades?
Sociedade 1.0: Os seres humanos eram nômades e migravam conforme os recursos ficavam escassos. Eles viviam da caça e da coleta.
Sociedade 2.0: Inicia o cultivo de alimentos e criação de animais. Os seres humanos não precisam mais migrar. E aumenta a população, já que é possível cuidar melhor dos idosos, crianças e doentes.
Sociedade 3.0: É a era da industrialização e da primeira Revolução Industrial. Surgem as máquinas a vapor e motores. Aumenta a produção de bens de consumo duráveis.
Sociedade 4.0: É a era da informação, com o surgimento da internet, do processamento de dados.
Sociedade 5.0: É um modelo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável. Há um processamento massivo de dados. É a era da quarta Revolução Industrial, com big data, robôs autônomos, simulação, IoT, impressão 3D, entre outras tecnologias.
A Mouts está alinhada com essa nova sociedade, na busca incessante por tecnologias direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas.